CartaExpressa

Irritado com Doria, Datena se filia ao PSC e vai apoiar Tarcísio de Freitas em SP

Decisão de deixar o União Brasil foi motivada pelas movimentações do tucano, que ameaçou desistir de deixar o governo estadual para concorrer ao Planalto

O apresentador José Lui Datena, da Band. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O apresentador José Luiz Datena vai se filiar ao PSC para concorrer ao Senado em São Paulo. A decisão de deixar o União Brasil foi motivada pelas movimentações de João Doria (PSDB) que ameaçou desistir de deixar o governo estadual para concorrer ao Planalto. O comunicador da TV Bandeirantes não teria concordado com a atitude do ex-aliado e decidiu romper o acordo que tinha com as legendas.

O apresentador é o atual líder das pesquisas para o cargo de senador em SP com 32% das intenções de voto, de acordo com a consultoria Real Time Big Data. Há poucos dias, Datena negou ser um apoiador do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O novo partido escolhido por ele, no entanto, vai apoiar o bolsonarista Tarcísio de Freitas na disputa pelo governo do estado.

A informação da filiação foi confirmada pelo PSC em nota ao jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira 1. No documento, a legenda diz que o apresentador já confirmou com o presidente do partido, Gilberto Nascimento, que irá integrar a aliança com o ex-ministro de Bolsonaro, tendo colocado inclusive seu nome à disposição para concorrer como candidato da chapa ao Senado. Além da nota do PSC, a movimentação foi confirmada por Datena ao jornal.

“Comunicamos a filiação do jornalista e apresentador José Luís Datena ao Partido Social Cristão (PSC), que em nome do seu presidente estadual, deputado federal Gilberto Nascimento, já declarou apoio à pré-candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. Datena coloca seu nome à disposição da coligação para concorrer ao Senado Federal”, diz o partido em nota.

A movimentação torna ainda mais distante a aliança que vinha sendo costurada entre Datena e o PDT, de Ciro Gomes. O partido do ex-ministro chegou a convidar oficialmente o apresentador para ser o vice na chapa presidencial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar