CartaExpressa

Instituições não são feitas só de tijolos, diz Moraes após atos golpistas no DF

Ministros se manifestaram sobre a campanha ‘Democracia Inabalada’, lançada nesta terça-feira 17 pelo STF

O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira 17 que as instituições brasileiras “não são feitas só de tijolos”, mas de “pessoas, coragem e determinação”. Ele se manifestou nas redes sociais ao compartilhar o vídeo da campanha Democracia Inabalada, lançada nesta manhã pela Corte.

“Vamos reconstruir as estruturas e mostrar que a CF [Constituição Federal] e a Democracia seguem mais fortes do que nunca”, emendou o magistrado, responsável pelas decisões mais impactantes após os ataques golpistas promovidos por bolsonaristas em 8 de janeiro em Brasília.

Outros ministros se manifestaram, a exemplo de Luís Roberto Barroso. “Prédios podem ser destruídos. A democracia é invencível. Ela representa o esforço da humanidade para que todos sejam livres e iguais. A história mostra que tiranos, terroristas e outros delinquentes não podem derrotá-la. A violência nunca é o caminho”, escreveu.

Gilmar Mendes, por sua vez, disse que “neste momento, dezenas de pessoas trabalham para reerguer o plenário do Supremo Tribunal Federal” e que “foram severos os danos ao patrimônio público, mas o trabalho do STF em defesa da Constituição nunca foi abalado”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar