CartaExpressa
Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo
11 viaturas foram enviadas ao local para combater o fogo e, de acordo com informações preliminares, não há vítimas


Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, nesta quinta-feira 29. Por volta das 18h, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado para a ocorrência na Rua Othão, 290, na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade de São Paulo. O local armazena parte do acervo da Cinemateca.
11 viaturas foram enviadas ao local para combater o fogo e, de acordo com informações preliminares, não há vítimas. As possíveis perdas materiais ainda não foram estimadas.
No ano passado, um temporal alagou o galpão e parte do acervo foi comprometida. A instituição não revelou quais itens foram danificados. Em 2016, a Cinemateca também foi atingida por um incêndio que destruiu cerca de 500 obras.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.