CartaExpressa
Ibaneis confirma Anderson Torres como secretário de Segurança Pública do DF
Anderson Torres foi secretário de segurança pública entre novembro de 2018 e março de 2021, quando saiu para assumir o ministério da Justiça sob Bolsonaro


O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, voltará a chefiar a Secretaria de Segurança Pública do DF. A informação foi confirmada à TV Globo nesta segunda-feira 26.
O retorno de Torres à SSP-DF deve acontecer em 2 de janeiro, um dia após a posse dos governos local e federal. Atual chefe da pasta, Júlio Danilo volta ao cargo de delegado da Polícia Federal, onde é servidor de carreira.
Anderson Torres foi secretário de segurança pública entre novembro de 2018 e março de 2021, quando saiu para assumir o ministério da Justiça no lugar de André Mendonça.
Delegado da PF, ele também chegou a ser cotado para o cargo de diretor-geral da corporação antes de ser indicado à pasta, o que não se concretizou.
Torres retorna ao cargo em meio à escalada de tensões em Brasília, impulsionada por bolsonaristas que contestam a vitória de Lula nas eleições deste ano. No último sábado 24, um homem foi preso por tentar explodir um caminhão de combustível perto do Aeroporto da capital federal. A tentativa foi frustrada após falha técnica do detonador do explosivo e ação policial para desarmar a bomba.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A semana decisiva de Lula em Brasília na composição dos ministérios
Por Wendal Carmo
Esquema de segurança para a posse de Lula será revisto após prisão de bolsonarista em Brasília
Por CartaCapital