CartaExpressa

Haddad celebra o PIB de 2023 e diz que o Brasil precisa de mais investimentos para crescer

O ministro da Fazenda confirmou que o governo mantém uma projeção de crescimento de 2,2% para este ano

Haddad celebra o PIB de 2023 e diz que o Brasil precisa de mais investimentos para crescer
Haddad celebra o PIB de 2023 e diz que o Brasil precisa de mais investimentos para crescer
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto:Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), enalteceu o desempenho do Produto Interno Bruto brasileiro em 2023, com alta de 2,9%.

O petista também confirmou que o governo mantém uma projeção de crescimento de 2,2% para este ano.

“Nós esperávamos um PIB superior a 2% e nós quase chegamos a 3% de crescimento”, disse o ministro nesta sexta-feira 1º.

Segundo Haddad, o avanço no ano passado esteve mais atrelado à produção agrícola, ao consumo das famílias, ao consumo do governo e às exportações. Os investimentos, por outro lado, representam a variável que menos acompanhou o ambiente de negócios.

“Agora nós queremos criar um ambiente de negócios para que o empresário invista fortemente”, projetou. “É esse investimento que realmente melhora as condições econômicas, porque você cresce sem risco inflacionário. Ao mesmo tempo em que você está aumentando a demanda, por um lado, está, logo ali na frente, aumentando a oferta.”

Para o chefe da área econômica, o governo ainda é obrigado a operar com uma taxa de juros acima do desejado, “mas 2,5% abaixo do que no começo do ano passado”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo