Há registro da vacinação de Bolsonaro contra a Covid, diz ministro da CGU

O órgão, no entanto, ainda investiga a possibilidade de adulteração na carteira de vacina do ex-capitão

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Mauro Pimentel/AFP

Apoie Siga-nos no

O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, afirmou nesta sexta-feira 17 haver um registro de imunização contra a Covid-19 na carteira de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi concedida à CNN Brasil.

Mais cedo, o órgão confirmou uma investigação preliminar em curso sobre possível adulteração no cartão de vacina. Segundo a CGU, a apuração foi iniciada “nos últimos dias do governo anterior”.

Carvalho confirmou à emissora a existência de uma troca de ofícios entre a CGU e o Ministério da Saúde questionando se Bolsonaro teria recebido uma dose da vacina Janssen em 19 de julho de 2021.

Esse registro existe. Pelo menos pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em um ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar”, afirmou o ministro.

O caso está sob sigilo e, por isso, a Consultoria Jurídica do órgão deve emitir um parecer sobre a viabilidade de divulgar uma decisão sobre o processo. A investigação pode atrasar a retirada do sigilo imposto sobre o cartão de vacinação de Bolsonaro. A tendência era de que os dados estivessem liberados, via Lei de Acesso à Informação, nas próximas semanas.

Nesta sexta, a CGU afirmou não ter fixado uma data para divulgar sua decisão sobre a revisão do sigilo. Disse, no entanto, que o prazo legal para julgamento do recurso é 13 de março.


“Desde o dia 03/02/2023, quando foi divulgado o resultado do trabalho de revisão dos atos que impuseram sigilo indevido a documentos de acesso público na administração federal, a equipe técnica da CGU tem se dedicado a analisar os 234 casos, e as decisões serão divulgadas ao longo das próximas semanas”, informou o órgão.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.