CartaExpressa
Guedes a Marcos Pontes: ‘Para de soltar foguete e prioriza a vacina’
O ministro da Economia se irritou com críticas a cortes no Orçamento


O ministro da Economia, Paulo Guedes – que está na mira da CPI da Covid -, perdeu a paciência com críticas a declarações que, segundo ele, são tiradas de contexto. Também reclamou de ministros descontentes com cortes no Orçamento para este ano, como, por exemplo, o chefe de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
No fim de abril, o presidente Jair Bolsonaro vetou 200 milhões de reais que seriam usados no desenvolvimento de uma vacina ‘100% brasileira’ contra a Covid-19 anunciada pela pasta de Pontes.
“Se tem prioridade, para de soltar foguete e prioriza a vacina”, disse Guedes, citado pelo jornal Correio Braziliense, durante audiência na Câmara dos Deputados.
O chefe da Economia também se disse vítima de críticas a frases descontextualizadas proferidas por ele. Citou, por exemplo, seus comentários sobre o Fies, após os quais foi “desrespeitado nas redes sociais”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.