CartaExpressa
GSI abre sindicância para investigar agressão contra jornalistas
O episódio ocorreu durante passagem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelo Palácio do Itamaraty
O Gabinete de Segurança Institucional vai abrir uma sindicância para investigar as agressões a três jornalistas, durante a saída do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, do encontro dos líderes sul-americanos, no Palácio do Itamaraty.
A ordem veio do ministro do GSI, Marcos Antônio Amaro informada ao portal UOL e confirmada por CartaCapital, nesta quarta-feira 31.
“Será aberta uma sindicância investigativa para apuração dos fatos e, a partir dela, outros procedimentos apuratórios poderão ser instaurados“, afirmou Amaro ao portal. “Antes de tudo, lamentamos o ocorrido”.
A decisão do órgão, vai de encontro a posição do Palácio do Itamaraty e da Secretaria da Presidência, que assim que o caso veio à tona, informaram que tomariam providências a respeito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



