CartaExpressa
Governo oficializa retomada da exigência de visto para turistas dos EUA
Medida que valerá a partir de 1º de outubro também afetará viajantes do Canadá, Austrália e Japão


O governo federal publicou um decreto, nesta quarta-feira 3, oficializando o retorno da exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A medida passará a valer a partir de 1º de outubro deste ano.
O documento publicado no Diário Oficial da União revoga decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que dispensava a apresentação de visto para turistas residentes nestes países para permanência em território brasileiro por até 180 dias.
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de retomar a exigência da autorização de viagem se baseia no princípio da reciprocidade, dado que brasileiros continuaram tendo que atender a exigência de visto para viajar para esses países.
Para derrubar o decreto anterior, o governo federal também considerou um levantamento feito pelo Itamaraty que mostrou que não houve aumento do fluxo de turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão após a revogação da exigência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputado pede que governo dos EUA investigue suposta fraude no visto de Bolsonaro
Por CartaCapital
Congressistas pedem nos EUA investigação de chinesa Shein por trabalho forçado
Por AFP
Janja vai receber representante dos EUA na ONU nesta terça-feira
Por André Lucena
Na Espanha, Lula volta a elogiar a China e alfinetar os EUA
Por Getulio Xavier
Brasil quer EUA, China, Índia, Turquia e União Europeia em ‘clube da paz’ para a Ucrânia
Por CartaCapital