CartaExpressa
Governo Lula nomeia segundo-tenente do Exército como novo assessor de Bolsonaro
Cristiano Marques de Mesquita fará parte da equipe do ex-presidente


O governo Lula nomeou em 30 de agosto o segundo-tenente do Exército Cristiano Marques de Mesquita para o cargo de assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a Lei 7.474, de 8 de maio de 1986, um ex-presidente tem direito a quatro servidores para segurança e apoio pessoal, além de dois veículos oficiais com motoristas.
Além desses quatro servidores, ele conta com a assessoria de dois ocupantes de cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores.
As despesas são bancadas pela Presidência da República.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Cid assumiu tudo, não colocou Bolsonaro em nada’, diz a defesa do tenente-coronel
Por Victor Ohana
Temer sai em defesa de Bolsonaro e diz que prisão do ex-presidente ‘não é útil’ para o País
Por CartaCapital
Lula anuncia o programa Brasil sem Fome com críticas a Bolsonaro: ‘Pegamos o País destruído’
Por CartaCapital