CartaExpressa
Governo Lula abre 40 vagas para o Ministério dos Direitos Humanos
É a primeira vez que a pasta, hoje comandada por Silvio Almeida, obtém autorização para realizar concurso público em uma carreira própria
O governo Lula incluiu, na abertura de cargos efetivos para a estrutura federal, 40 vagas destinadas ao Ministério dos Direitos Humanos, comandado por Silvio Almeida.
É a primeira vez que a pasta obtém autorização para realizar concurso público em uma carreira própria, em dez anos de existência.
As vagas abertas serão para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, de nível superior. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira 19, em portaria assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck.
Silvio Almeida comemorou a conquista nas redes sociais. “Quando assumi, mais do que reconstruir o ministério, queria torná-lo sólido, a fim de que se tornasse mais difícil destruí-lo como foi feito no período anterior”, escreveu. “Com as vagas para concurso demos um primeiro passo para que a política de direitos humanos seja política de Estado e não apenas de governo.”
Na terça-feira 18, o governo anunciou a realização de concursos públicos para 2.480 cargos efetivos na estrutura federal. As vagas serão para 23 órgãos da União, conforme anúncio feito por Esther Dweck. Outras 546 nomeações para concursos já realizados serão feitas, totalizando 3.026 vagas em concursos públicos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo federal autoriza novos concursos com quase 2,5 mil novas vagas
Por André Lucena
Governo Lula enviará ao Congresso projeto para tributar os fundos de super-ricos, diz Haddad
Por CartaCapital
O que esperar da relação entre Lula e Ciro Gomes até a eleição de 2026, segundo Carlos Lupi
Por Leonardo Miazzo
Relação com Lula, anos de descaso e bala de prata contra fila no INSS: leia entrevista com Carlos Lupi
Por Leonardo Miazzo



