CartaExpressa

Governo inaugura nova fábrica da Hemobras em Pernambuco, com foco em biotecnologia

O complexo será responsável pela produção do Hemo-8r, um medicamento recombinante utilizado por pacientes em tratamento da hemofilia A

Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) inaugurou, nesta quinta-feira 4, uma nova Fábrica de Medicamentos Produzidos por Biotecnologia, no Complexo Fabril Hemobrás em Goiana, município de Pernambuco.

O complexo fabril será responsável pela produção do Hemo-8r, um medicamento recombinante utilizado por pacientes em tratamento da hemofilia A, a mais comum, responsável por 70% a 85% dos casos.

O governo estima um investimento em infraestrutura de aproximadamente 1,2 bilhão no projeto, que foi desenvolvido a partir uma planta instalada na Suíça e envolveu especialistas dos Estados Unidos e profissionais de biotecnologia de outros países.

Inauguradas as obras, haverão fases de qualificação dos equipamentos e validação dos processos, etapas preparatórias para a submissão do projeto à Anvisa.

Espera-se que a fábrica inicie suas operações em 2025, fornecendo diretamente ao Sistema Único de Saúde. Com uma capacidade anual de produção estimada em 1,2 bilhão de unidades, a planta tem potencial para atender integralmente a demanda do SUS pelo medicamento, impactando positivamente a vida de aproximadamente 15 mil brasileiros que lidam com hemofilia no país.

“A inauguração dessa planta não marca apenas o início da produção nacional do parque industrial da Hemobrás, mas é também uma resposta concreta à estratégia nacional para o desenvolvimento do complexo econômico industrial da Saúde que lançamos o ano passado”, disse Lula durante a cerimônia de inauguração da fábrica, da qual também participaram a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar