CartaExpressa
Governo de SP afasta major alvo de operação da PF contra trama golpista sob Bolsonaro
Segundo a Polícia Federal, o militar fazia parte do chamado ‘Núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral’
O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) afastou da Prodesp, uma empresa de tecnologia, o major da reserva Ângelo Martins Denicoli, um dos alvos da operação deflagrada nesta semana pela Polícia Federal para apurar a articulação de um golpe de Estado em 2022. Ele recebia quase 28 mil reais mensais líquidos, segundo o Portal da Transparência.
Na decisão em que autorizou a ação da PF, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mencionou as transmissões ao vivo com fake news sobre as urnas promovidas pelo argentino Fernando Cerimedo.
A investigação apontou, de acordo com o magistrado, “existência de relação do major Denicoli com Fernando Cerimedo, no sentido de disseminar desinformação” a respeito do sistema eleitoral brasileiro.
Denicoli faria parte de um dos núcleos do que a PF definiu como grupo criminoso – especificamente, o chamado “Núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral”.
O militar ocupava o posto de assessor especial na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. “A Prodesp confirma o afastamento do funcionário de suas funções”, informou a empresa pública neste sábado 10.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após menção em reunião de Bolsonaro, OAB divulga manifestações em defesa das urnas
Por CartaCapital
‘Raramente eu usava a inteligência’: como Bolsonaro tenta se descolar de Heleno sobre infiltração da Abin na eleição
Por CartaCapital
Quem são os ‘traíras’ citados por Bolsonaro em reunião do golpe
Por Wendal Carmo



