CartaExpressa

Governo antecipará o pagamento do 13º do INSS em 2024; veja as novas datas e quem pode receber

A medida não altera o cronograma para os demais trabalhadores

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo federal anunciou que o abono anual dos beneficiários da Previdência Social, conhecido como “13º do INSS“, será pago antecipadamente em 2024. 

A decisão foi publicada em decreto assinado pelo presidente Lula (PT) nesta quarta-feira 13, no Diário Oficial da União.

O pagamento será feito em duas parcelas, uma em abril e outra maio.

O valor da primeira parcela será de 50% do valor do benefício previsto para o mês de abril, e será paga junto com os benefícios do mês. 

Já o valor da segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, e será paga também junto com os benefícios do mês de maio.

Caso o benefício se encerre antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual.

Quem pode receber

O abono destina-se a beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão deste ano.

Essa medida não afeta o cronograma do 13º salário para trabalhadores com carteira assinada, rurais, avulsos, domésticos e servidores públicos, que normalmente é pago em duas parcelas nos últimos meses do ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar