CartaExpressa
Gonçalves Dias alega descontextualização e diz ter ido ao Planalto para retirar golpistas
O general pediu demissão do GSI na tarde desta quarta-feira 19
O agora ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Gonçalves Dias, que pediu demissão nesta quarta-feira 19, afirmou que estava no Palácio do Planalto em 8 de Janeiro para retirar os golpistas do local.
A saída do general do governo ocorreu após a CNN Brasil divulgar um conjunto de novas imagens sobre os ataques terroristas. Nas gravações, Gonçalves Dias aparece em contato com bolsonaristas que invadiram e depredaram a sede da Presidência.
“Eu cheguei ao palácio quando os manifestantes tinham rompido o bloqueio militar na altura do Ministério da Justiça. A maior parte subiu pela rampa. Como o palácio tem vidro, as pessoas quebraram os vidros. Não entraram pelas portas. É um vidro extremamente vulnerável”, afirmou Dias à TV Globo. “Eu entrei no palácio depois que o palácio foi invadido e estava retirando as pessoas do 3º e 4º pisos, para que houvesse a prisão no 2º.”
O militar ainda afirmou que sua imagem ao lado de manifestantes foi tirada de contexto. “Colar na realidade a minha imagem, aquela situação momentânea que estava ali, colar minha imagem, aquele major distribuindo águas a manifestantes…. Fizeram um corte específico na produção, na produção dos vídeos que vocês olharam.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Líder do governo Lula defende CPMI do 8 de Janeiro após demissão do ministro do GSI
Por CartaCapital
O que diz o Planalto sobre o 8 de Janeiro após a divulgação de novas imagens
Por CartaCapital
Ministro do GSI pede demissão após novas imagens sobre o 8 de Janeiro
Por CartaCapital


