CartaExpressa

Gleisi critica condução de Lira na composição de comissões: ‘Câmara vai pagar um preço’

O PL indicou e elegeu os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) para presidir a Comissão de Educação da Casa e Caroline de Toni (PL-SC) para a Comissão de Constituição e Justiça

Foto: Agência Câmara A presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Foto: Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, criticou a postura do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), no contexto das indicações de nomes do PL para importantes comissões da Casa. O entendimento da parlamentar é o de que Lira poderia ter feito um acordo com o partido por nomes mais moderados para as comissões.

Na quarta-feira 6, o PL indicou e elegeu os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) para presidir a Comissão de Educação da Casa e Caroline de Toni (PL-SC) para a Comissão de Constituição e Justiça.

“Eu acho que foi uma irresponsabilidade do PL indicar pessoas desse nível, como um mal-educado para presidir a Comissão de Educação [Nikolas Ferreira]. Isso depõe contra a Câmara, depõe contra o PL, depõe contra as instituições. Só tenho a lamentar, não tem como intervir”, afirmou a parlamentar.

“Eu acho que o presidente da Casa deveria ter tentado fazer isso [intervir], mas a Câmara vai pagar um preço. Não somos nós, não. É a Câmara como instituição que vai pagar”, disse Gleisi, nesta quinta-feira 7, ao chegar para reunião no Palácio do Planalto.

A presidente do PT, ponderou, no entanto, que o governo não será prejudicado uma vez que as pautas prioritárias não estão tramitando nas comissões, e os projetos são levados a Plenário.

“O governo vai seguir, não vai depender da comissão de educação, imagina, nem de CCJ, vai seguir a vida. O problema é que isso depõe contra a Casa, é isso que não se entendeu ali. É ruim para a Câmara”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar