CartaExpressa
Fux manifesta ‘satisfação ímpar’ por Mendonça no STF: ‘Pretendo dar posse ainda neste ano’
Por 47 votos a 32, o ex-ministro de Jair Bolsonaro foi avalizado pelo plenário do Senado
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, se manifestou por meio de nota na noite desta quarta-feira 1º sobre a aprovação de André Mendonça, ex-ministro de Jair Bolsonaro, para uma cadeira na Corte.
Por 47 votos a 32, Mendonça foi avalizado pelo plenário do Senado nesta tarde.
“Manifesto satisfação ímpar pela aprovação de André Mendonça porque sei dos seus méritos para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal”, escreveu Fux. “Além disso, em função da atuação na Advocacia Geral da União, domina os temas e procedimentos da Suprema Corte, que volta a ficar mais forte com sua composição completa. Pretendo dar posse ao novo ministro ainda neste ano.”
Após a aprovação, Mendonça, o ministro “terrivelmente evangélico”, disse a jornalistas que “a 1ª reação foi dar glórias a Deus”.
“É um passo para um homem, mas na história dos evangélicos do Brasil é um salto. Um passo para um homem, um salto para os evangélicos”, acrescentou Mendonça. “Uma Nação em que 40% dessa população é representada no STF.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



