CartaExpressa
Futuro presidente do STM diz que militares envolvidos no 8 de Janeiro serão punidos
O ministro Francisco Joseli Parente Camelo assumirá o comando da Corte militar em março


O ministro Francisco Joseli Parente Camelo, futuro presidente do Superior Tribunal Militar, declarou que a Corte ‘atuará com a toda a Justiça’ caso receba processos envolvendo a participação de militares nos atos golpistas de 8 de janeiro. Garantiu ainda que os agentes serão punidos se os crimes forem demonstrados.
“Nós julgaremos com toda a Justiça, com todo o pleno direito à defesa e ao contraditório e, se tiver realmente cometido crimes, se chegar a nós, será punido”, disse em entrevista ao UOL. Camelo assumirá a presidência do STM em março.
Ele reforçou não haver ainda uma decisão sobre a esfera responsável pelos julgamentos – STM ou Supremo Tribunal Federal -, mas avaliou que “muita coisa tem condições de ir para o Superior Tribunal Militar”.
Na semana em que os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes completaram um mês, o Ministério Público Militar soma apenas oito investigações preliminares sobre a participação de oficiais nos atos. Dessas, três apuram supostas ações de oficiais-generais, a omissão das Forças Armadas nos eventos e, segundo o próprio MPM, o “suposto auxílio de militares do Exército na fuga de manifestantes após participação em atos antidemocráticos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF poderá acessar biometria do TSE em investigação de atos golpistas
Por Agência Brasil
Rosa Weber enviou mensagens de cobrança a Ibaneis durante atos golpistas: ‘Já entraram no Congresso’
Por CartaCapital
TSE deve julgar na terça se mantém minuta golpista em ação pela inelegibilidade de Bolsonaro
Por CartaCapital
Gilmar diz que Zambelli só não foi presa ao apontar arma devido ao foro privilegiado
Por CartaCapital
STF manda à 1ª instância pedidos de investigação contra Bolsonaro
Por CartaCapital
Ibaneis pede ao STF revogação de afastamento do governo do DF
Por CartaCapital