CartaExpressa
FSB: Bolsonaro perdeu um terço dos eleitores de 2018; maioria votará em Lula
67% dos eleitores do ex-capitão no segundo turno daquele ano dizem que pretendem repetir o voto


A pesquisa FSB divulgada nesta segunda-feira 13 revelou que Jair Bolsonaro (PL) perdeu 33% dos eleitores que tinha no segundo turno de 2018. Ao todo, só 67% dizem ao instituto que pretendem repetir o voto daquele ano nas eleições que se aproximam.
Ainda segundo o levantamento, o maior beneficiado com os eleitores arrependidos de Bolsonaro será Lula (PT). Ao todo, o ex-presidente atrai 15% dos eleitores do ex-capitão que não pretendem repetir o voto de 2018.
O resultado coloca o petista à frente dos demais pré-candidatos também neste quesito. Juntos, todos os demais nomes apresentados pela pesquisa somam 11% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2018.
O petista, como era de esperar, atrai também a maioria dos votos dados a Fernando Haddad (PT) naquelas eleições. Segundo a FSB, 81% dos votos no ex-prefeito irão ser dados a Lula, 2% devem migrar para Bolsonaro e 14% fará outra opção.
Lula também atrai a maioria de quem diz ter anulado ou votado em branco naquele segundo turno. De acordo com os resultados, 42% dos entrevistados indicaram que pretendem votar no ex-presidente na disputa deste ano. 25% desta fatia quer outra opção e outros 18% migrarão para Bolsonaro.
O ex-presidente também atrai a maior fatia entre os eleitores que alegam não se lembrar do voto dado em 2018 ou que optaram por não revelar sua opção ao instituto. Neste caso, 51% dos entrevistados dizem que irão votar em Lula em outubro deste ano. 13% dizem que a melhor opção de voto é Bolsonaro e 16% farão a opção por algum dos demais pré-candidatos.
A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No principal recorte eleitoral, a pesquisa indicou liderança de Lula no primeiro turno, bem como reforçou as chances de vitória do petista contra qualquer adversário em um eventual segundo turno.
Veja a íntegra do levantamento:
pesquisa-btg-fsb-13jun2022Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Maioria dos beneficiários do Auxílio Brasil vota em Lula, mostra pesquisa
Por CartaCapital
FSB: Lula lidera com 44% das intenções de voto e venceria todos no 2º turno
Por Getulio Xavier