CartaExpressa

Fraude colossal na Americanas foi perpetrada por uma quadrilha, diz BR Partners

Para Ricardo Lacerda, as incertezas ligadas à crise da varejista provocarão ‘um cenário de tração muito forte no curto prazo’

Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente e fundador do banco de investimentos BR Partners, Ricardo Lacerda, afirmou que as incertezas ligadas à crise da Americanas provocarão “um cenário de tração muito forte no curto prazo”.

Segundo Lacerda, “a empresa arquitetou uma fraude colossal, a maior da história do Brasil, claramente perpetrada por uma quadrilha que agia de forma uníssona”. A declaração foi concedida em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Em 11 de janeiro, a Americanas informou ao mercado ter encontrado “inconsistências contábeis” de 20 bilhões de reais em seus balanços. Os passos seguintes envolveram a Justiça: primeiro, uma medida de proteção contra credores e, na sequência, a aprovação do início de uma recuperação judicial. A varejista declarou dívidas de 40 bilhões de reais.

Apesar da Americanas, Lacerda não vê uma crise generalizada no varejo, composto por “empresas muito fortes e saudáveis”. Ele avalia que “algumas podem, sim, estar queimando caixa, mas têm caixa para queimar”.

Assim, emenda o banqueiro, “a única operação que mostrou que não para em pé até agora no varejo é a da Americanas”.

Em recuperação judicial, a Americanas anunciou no fim da semana passada o afastamento de seis executivos e diretores das áreas financeira e contábil. A decisão, tomada pelo Conselho de Administração, é parte de uma tentativa de “garantir a integridade da preservação de informações e documentos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar