CartaExpressa
Força Aérea abre investigações contra militares filiados ao PT
Segundo informações do jornal ‘O Globo’, os casos estão sendo tratados com extremo sigilo nas Forças Armadas


A Força Aérea Brasileira abriu investigação para apurar a filiação de militares a partidos políticos, especialmente aqueles ligados ao PT.
Segundo informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo, pelo menos três militares são alvos de um Procedimento de Apuração e Transgressão Disciplinar por terem filiações ativas, baseados no artigo 142 das Constituição Federal, que proíbe a participação em associações politico-partidárias.
O momento da abertura desses procedimentos provoca questionamentos, já que os militares investigados já seriam filiados ao partido há mais de 15 anos, antes de serem integrados às Forças Armadas.
O Ministério da Defesa não se manifestou sobre o caso. A assessoria da FAB informou que “o levantamento no âmbito da Força Aérea Brasileira é realizado para todo efetivo e independe de partido político específico, com fito de orientar acerca do assunto, em cumprimento às disposições legais supracitadas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.