CartaExpressa
Fernando Bezerra, líder do governo no Senado, é indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro
Segundo a Polícia Federal, o senador e seu filho teriam recebido R$ 10,4 milhões de empreiteiras de 2012 a 2014


A Polícia Federal indiciou o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-AL), líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, por suspeita de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e omissão em prestação de contas. O filho do senador, deputado Fernando Coelho Filho, também foi denunciado. As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, nesta terça-feira 8.
As suspeitas remontam a época em que Coelho estava à frente do Ministério da Integração Nacional, entre janeiro de 2011 a outubro de 2013, durante o governo Dilma. Segundo a responsável pelo caso, pai e filho receberam vantagens indevidas de empreiteiras ligadas à execução de obras comandadas pela pasta. Entre 2012 e 2014, os dois teriam recebido 10,4 milhões das empreiteiras OAS, Barbosa Mello, S/A Paulista e Constremac.
Uma das obras citadas pelo relatório da PF é a transposição do Rio São Francisco, que envolveu a contratação das empresas.
O indiciamento é fruto de um acordo de colaboração junto a operadores financeiros pernambucanos que atuavam no financiamento e na intermediação de repasses ao grupo político do senador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.