CartaExpressa
Fávaro critica Campos Neto por Selic de 13,75%: ‘O Brasil não pode ficar refém’
As declarações foram concedidas durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, nesta terça-feira 27
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, criticou a condução da política monetária pelo Banco Central, sob a presidência de Roberto Campos Neto, e questionou a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano. As declarações concedidas durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, nesta terça-feira 27.
“Nós temos que convocar o presidente do Banco Central. Temos que saber qual é a responsabilidade dele com o Brasil. Uma das metas do Banco Central é trabalhar o controle da inflação, e isso está indo muito bem. A política econômica está indo muito bem, dando sinais cada vez mais fortes de que o controle da inflação é permanente. Qual sentido se faz em ter taxas de juros básicas a 13,75%?”, questionou.
“O que ele pensa dos empregos? O que ele pensa do desenvolvimento deste País? Quem aprovou o nome dele foi o Senado e, ao aprová-lo, foi nessas bases e compromissos. E nós temos que cobrar o posicionamento dele”, prosseguiu. “O Brasil não pode ficar refém de uma pessoa que não tenha compromisso com a geração de emprego, com o desenvolvimento econômico. É claro que tem que ter compromisso com o controle da inflação, todos nós temos, essa equipe econômica e esse governo têm esse compromisso. Não podemos continuar dessa forma.”
Nesta terça-feira 27, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou quatro requerimentos para que o presidente do Banco Central seja convidado mais uma vez a prestar esclarecimentos sobre a política monetária e a definição da taxa Selic. A sessão ainda será agendada.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula anuncia Plano Safra com R$ 364 bi para médios e grandes produtores
Por CartaCapital
Lula tem inúmeros acertos em política externa, mas a diplomacia também se ressente de erros
Por Milton Rondó
Lula propõe criar ‘balcão de áreas improdutivas’ para diminuir conflitos pela terra no País
Por André Lucena
Lula decide participar do encontro do Foro de São Paulo, em Brasília
Por Wendal Carmo
Campos Neto terá de se explicar mais uma vez ao Congresso por Selic de 13,75%
Por CartaCapital



