CartaExpressa

Fachin reforça convite para Forças Armadas participarem de reunião sobre eleições

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, propôs um encontro entre equipes técnicas da Corte e das Forças Armadas para, segundo ele, ‘dirimir eventuais divergências técnicas’

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Edson Fachin, reiterou neste domingo 19 o convite para que o representante das Forças Armadas, participe da reunião da Comissão de Transparência das Eleições que acontece virtualmente na tarde desta segunda.

Na quarta-feira 15, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, propôs um encontro entre equipes técnicas da Corte e das Forças Armadas para, segundo ele, “dirimir eventuais divergências técnicas” e “discutir as propostas apresentadas pelas Forças Armadas”.

Em resposta, Fachin afirmou que a comissão é o fórum destinado para discussões técnicas e diálogo interinstitucional sobre o processo eleitoral e reiterou o convite para que o general Heber Garcia Portela, representante das Forças Armadas na comissão, participe da reunião.

O ministro também reforçou que a maioria das sugestões no âmbito da comissão foram acolhidas indicando “compromisso público da Justiça Eleitoral com a concretização de diálogo plural” com os parceiros institucionais, mas também com a sociedade civil.

Criada no ano passado, a Comissão de Transparência das Eleições tem o objetivo de ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições. O colegiado conta com especialistas, representantes da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar