CartaExpressa
Fachin pede resiliência contra ‘onda de populismo autoritário’
Em um evento sobre o Mercosul, o ministro do STF cobrou uma ‘vigília democrática’


O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, defendeu nesta sexta-feira 8 a resiliência contra uma “onda de populismo” que, em sua avaliação, se apresenta. Ele participou do seminário “O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: relevância e perspectivas”, na sede da Corte.
Segundo Fachin, a harmonia entre os Poderes e o respeito entre as instituições dependem não somente de abertura para o diálogo, mas de uma posição firme sobre não transigir com as ameaças à democracia. É necessário, prosseguiu, não permitir “que se corroa a autoridade do Direito e do Poder Judiciário”.
“Atentemos para o cenário presente. Liberdade e democracia são condições de possibilidade de um futuro habitável.
Uma onda de populismo autoritário se levanta. Um novos vírus se espalha e contamina sistemas de Justiça”, advertiu. “A vacina interpela a têmpera dos tribunais. Cumpre resiliência e vigília democrática.”
Em agosto deste ano, completaram-se 20 anos da criação do Tribunal Permanente de Revisão, a principal organização do sistema de solução de controvérsias do Mercosul. O seminário do STF ocorreu em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o governo federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump leva Nevada e passa dos 300 votos no Colégio Eleitoral
Por CartaCapital
Como eleição de Trump pode afetar acesso ao aborto nos EUA
Por Deutsche Welle
Acusados por invasão do Capitólio esperam indulto de Trump
Por AFP