CartaExpressa
Fachin arquiva investigação da Lava Jato contra Renan Calheiros
A PF concluiu não haver provas de que o emedebista tenha recebido propina em um suposto esquema de corrupção


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, arquivou uma investigação contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Ele acolheu uma recomendação da Procuradoria-Geral da República.
A Polícia Federal concluiu não haver provas de que o emedebista tenha recebido propina em um suposto esquema de corrupção envolvendo contratos da Transpetro, subsidiária da Petrobras. As conclusões da investigação foram enviadas a Fachin em 22 de fevereiro.
O inquérito, aberto no âmbito da Lava Jato, mirava supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva durante as eleições de 2008 e 2010.
As apurações partiram das delações premiadas, entre outros, do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Segundo Fachin, as delações se revelaram “insuficientes”, mesmo quando “confrontadas com as diligências implementadas em sede policial, para confirmar, ainda que em caráter precário, o envolvimento dos investigados na hipótese sustentada neste inquérito”.
Ele argumentou, ainda, que a investigação “se ressente de outras linhas não exploradas que possam contribuir eficazmente na produção de evidências confirmatórias dos fatos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz da Lava Jato determina que Cunha devolva seis carros de luxo
Por André Lucena
PGR pede que STF rejeite denúncia da Lava Jato contra emedebistas no Senado
Por CartaCapital
PGR defende a rejeição de denúncia da Lava Jato contra Gleisi Hoffmann no STF
Por Wendal Carmo