CartaExpressa

‘Extrema-direita no nosso entendimento é o Hitler’, diz presidente do partido de Bolsonaro

Valdemar Costa Neto espera ampliar em 20 deputados a bancada do partido

‘Extrema-direita no nosso entendimento é o Hitler’, diz presidente do partido de Bolsonaro
‘Extrema-direita no nosso entendimento é o Hitler’, diz presidente do partido de Bolsonaro
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tentou afastar o rótulo de extrema-direita da legenda e afirmou que espera receber ao menos 30 novos deputados na próxima janela partidária.

Segundo Costa Neto, o PL também deve perder aproximadamente 10 deputados na janela. Atualmente, a sigla tem a maior bancada na Câmara, com 99 representantes.

“Não queremos e nem o pessoal da direita para valer quer a extrema. Extrema-direira no nosso entendimento é o Hitler. Eles são de direita e o partido vai caminhar nesse sentido, aumentando a nossa base com esse pessoal”, declarou em entrevista à GloboNews.

Ele também tentou negar um racha no partido em meio às discussões sobre a reforma tributária. Valdemar Costa Neto admitiu, porém, que aliados de Bolsonaro eram contrários à proposta e que alguns deputados “exageram” na oposição.

Nos últimos dias, filiados ao PL trocaram xingamentos e ameaças no grupo de WhatsApp do partido. Diante do acirramento dos ânimos, o líder da sigla na Câmara, Altineu Côrtes, bloqueou o envio de mensagens. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo