CartaExpressa
Exército volta a autorizar registros para CACs
Registro estava suspenso desde o início do governo do presidente Lula (PT)


O Exército vai voltar a emitir autorizações para novos CACs (Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores de armas) a partir de janeiro.
No fim de dezembro, um comunicado e uma portaria do Exército estabeleceram a retomada da emissão do Certificados de Registro (CR).
Novos registros de CACs estavam suspensos desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gestão petista reverteu a política armamentista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
As novas regras deverão controlar o acesso de civis aos armamentos. A partir de janeiro, a validade dos CRs será de três anos, sendo renovável. O prazo é menor do que o que valia no governo Bolsonaro, quando era de dez anos.
A regra estabelece também, que os CRs emitidos antes perderão a validade em julho de 2026. Assim, os registros antigos deverão ser renovados.
portaria166Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.