CartaExpressa
Ex-número 2 do GSI diz que G. Dias ‘reteve’ informações da Abin sobre o 8 de Janeiro
O general Penteado depôs à CPI aberta pela Câmara Legislativa do Distrito Federal para investigar o vandalismo bolsonarista


O general Carlos José Russo Assumpção Penteado, ex-secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, afirmou nesta segunda-feira 4 que o ex-ministro Gonçalves Dias “reteve” informações da Agência Brasileira de Inteligência sobre os ataques golpistas de 8 de Janeiro.
Penteado prestou um depoimento à CPI aberta pela Câmara Legislativa do Distrito Federal para investigar o vandalismo bolsonarista na capital.
“Todas as ações conduzidas pelo GSI no dia 8 de Janeiro estão diretamente relacionadas à retenção pelo ministro Gonçalves Dias dos alertas produzidos pela Abin, que não foram disponibilizados oportunamente para que fossem acionados todos os meios do Plano Escudo”, disse o depoente.
Segundo Penteado, “se a Coordenação de Análise de Risco tivesse acesso ao teor dos alertas encaminhados ao general Gonçalves Dias pelo diretor da Abin, as ações previstas pelo Plano Escudo teriam impedido a invasão do Palácio do Planalto”.
Diante disso, diz o militar, é possível concluir que não houve um “apagão na inteligência”, mas uma “quebra” no fluxo de informações. Ou seja: de acordo com ele, os dados da Abin não chegaram às pessoas que deveriam ser as destinatárias dos alertas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

G. Dias diz à CPI que foi ‘conduzido a má avaliação dos fatos’ no 8 de Janeiro
Por Victor Ohana
‘Não mandei ninguém adulterar nada’, diz G. Dias ao negar omissão em relatório da Abin
Por Victor Ohana
PGR pede ‘condenação exemplar’ de mais 40 denunciados pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital