CartaExpressa

EUA pediram mais informações para decidir sobre a extradição de Allan dos Santos, diz Dino

O ministro da Justiça confirmou o recebimento de questionário e o encaminhamento do material ao Supremo Tribunal Federal

EUA pediram mais informações para decidir sobre a extradição de Allan dos Santos, diz Dino
EUA pediram mais informações para decidir sobre a extradição de Allan dos Santos, diz Dino
Allan dos Santos, blogueiro e conspirador.
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos solicitaram ao governo brasileiro informações adicionais sobre o processo de extradição do blogueiro bolsonarista foragido Allan dos Santos.

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou o recebimento da solicitação e afirmou que o questionário foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal para preenchimento e envio às autoridades norte-americanas.

“Houve pedido de extradição e está sob análise das autoridades dos Estados Unidos. Houve uma resposta técnica recente, semana passada, em que eles pediram mais informações e nós estamos nesse momento junto com o Supremo, vendo esses elementos para responder o governo dos EUA”, disse Dino.

O ministro também reforçou que existe um acordo entre os dois países sobre extradição. “A questão é: seria prender para extraditar. E aí essa extradição depende da tramitação desse pedido, que já existe. O que eu posso dizer é isso.”

O blogueiro se mudou para os Estados Unidos em 2020 e continua a circular livremente pelo país, mesmo com um pedido de prisão aberto contra ele desde 2021. A ordem partiu do ministro do STF Alexandre de Moraes, após pedido da Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga a criação de uma organização criminosa para a disseminação de notícias falsas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo