CartaExpressa
EUA pediram mais informações para decidir sobre a extradição de Allan dos Santos, diz Dino
O ministro da Justiça confirmou o recebimento de questionário e o encaminhamento do material ao Supremo Tribunal Federal
Os Estados Unidos solicitaram ao governo brasileiro informações adicionais sobre o processo de extradição do blogueiro bolsonarista foragido Allan dos Santos.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou o recebimento da solicitação e afirmou que o questionário foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal para preenchimento e envio às autoridades norte-americanas.
“Houve pedido de extradição e está sob análise das autoridades dos Estados Unidos. Houve uma resposta técnica recente, semana passada, em que eles pediram mais informações e nós estamos nesse momento junto com o Supremo, vendo esses elementos para responder o governo dos EUA”, disse Dino.
O ministro também reforçou que existe um acordo entre os dois países sobre extradição. “A questão é: seria prender para extraditar. E aí essa extradição depende da tramitação desse pedido, que já existe. O que eu posso dizer é isso.”
O blogueiro se mudou para os Estados Unidos em 2020 e continua a circular livremente pelo país, mesmo com um pedido de prisão aberto contra ele desde 2021. A ordem partiu do ministro do STF Alexandre de Moraes, após pedido da Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga a criação de uma organização criminosa para a disseminação de notícias falsas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Zelensky quer conversa ‘olhos nos olhos’ com Lula e busca pontes na América Latina
Por CartaCapital
Governo Lula anuncia novos membros da Comissão de Anistia; veja a lista
Por CartaCapital
Os desafios do governo Lula na retomada dos trabalhos no Congresso
Por Alisson Matos
Exército sabia da participação de Pazuello em ato com Bolsonaro no Rio
Por CartaCapital
Senadores bolsonaristas pedem que o STF liberte envolvidos no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Moraes proíbe Justiça do DF de liberar visitas a bolsonaristas presos por envolvimento no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo



