CartaExpressa
Em meio a protestos, Itamaraty desaconselha visitas a Machu Picchu, no Peru
Moradores locais se manifestam desde a quinta-feira 25 contra a decisão do governo de privatizar a venda de ingressos ao parque
O Itamaraty recomendou que turistas brasileiros evitem o deslocamento até Machu Picchu, no Peru, em meio a greves e manifestações.
Moradores protestam desde a quinta-feira 25 contra a decisão do governo local de privatizar a venda de ingressos ao parque. Com a mobilização, o serviço de trem, principal meio de transporte na área, está suspenso desde a sexta 26.
“A Embaixada orienta turistas brasileiros no Peru a não tentarem ingressar no distrito de Machu Picchu até que esteja superado o contexto de greves e protestos. Visitas ao local devem ser evitadas inclusive com respeito a vias de acesso alternativas (caminhadas/trilhas”, diz o Itamaraty em um comunicado divulgado nesta terça 30.
A pasta também recomenda que turistas que estejam no distrito de Aguas Calientes, próximo a Machu Picchu, evitem deslocamentos desnecessários e procurem a IPERÙ, entidade do governo peruano responsável pelo apoio ao turismo.
“Para além de seu canal de atendimento por Whatsapp (+51 944 492 314), a IPERÚ circulou formulário de cadastro para turistas que estejam retidos na região (https://forms.gle/vXf1U7sJC8CqqagG8), a fim de facilitar sua eventual evacuação”, completa o Itamaraty.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Peru avalia fechamento temporário de Machu Picchu após quatro dias de protestos
Por AFP
‘O clã Bolsonaro na mira da Justiça’: jornais europeus repercutem investigação sobre ‘Abin paralela’
Por RFI
Polêmica sobre agência da ONU distrai da crise humanitária em Gaza, alerta OMS
Por AFP
Brasil cai em ranking da Transparência Internacional sobre percepção da corrupção
Por André Lucena


