CartaExpressa

Em cerimônia com Fux e Pacheco, Bolsonaro sanciona a criação do TRF-6

O ex-capitão afirmou que ‘todos estamos ganhando’; para o presidente do STF, trata-se de ‘um sonho de Justiça’

Em cerimônia com Fux e Pacheco, Bolsonaro sanciona a criação do TRF-6
Em cerimônia com Fux e Pacheco, Bolsonaro sanciona a criação do TRF-6
Foto: Reprodução/TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira 20, o projeto de lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com sede em Minas Gerais. A nova Corte contará com 18 magistrados.

Agora, o TRF-1, sediado em Brasília, deixa de ter jurisdição sobre Minas e continua a atender 12 estados, além do Distrito Federal: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Participaram da cerimônia de sanção, entre outros, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

“A Justiça Federal foi concebida de forma racional, mas havia um desequilíbrio de 14 unidades da Federação estarem no TRF-1. E dessas 14, Minas responder por 40% da demanda”, disse Pacheco no evento.

Segundo Fux, a criação de mais um tribunal “consagra um ideal de Justiça” e “realiza um sonho de Justiça”.

Para Bolsonaro, “esse novo TRF simboliza mais agilidade, e precisamos disso”.

“Todos nós estamos ganhando”, afirmou ainda o ex-capitão. “Estou muito feliz com este momento”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo