Em busca de apoio, Ciro diz que não há ‘nenhuma chance’ de se aliar a Lula: “É parte do principal problema”

O pedetista foi sabatinado pelo portal UOL nesta quarta-feira 20

Ciro Gomes. Foto: Divulgação

Apoie Siga-nos no

Em busca de alianças que possam fortalecer sua candidatura na ala da ‘terceira via’, Ciro Gomes (PDT)  reforçou que não se aliará à Lula para as eleições deste ano. 

O pedetista também voltou a repetir as duras críticas que faz ao ex-presidente, responsabilizando Lula e o PT da ascensão de Bolsonaro. 

“Lula hoje é parte central do problema brasileiro. A despolitização, a falta de humildade, o não aprendizado com os erros”, afirmou o pré-candidato, em entrevista ao UOL nesta quarta-feira 20, “No ano seguinte do golpe, Lula estava abraçado com os promotores desse mesmo golpe. Um escândalo de corrupção generalizado.”

Ciro comentou ainda o resultado das pesquisas, que o colocam em um distante terceiro lugar. Segundo ele, as porcentagens de intenção de votos em Lula e Bolsonaro são um resultado da rejeição entre ambos. 

“Dos 45 pontos que o Lula tem nas pesquisas, não menos do que 17% tem por único motivo para votar no Lula é que ele é o cara que vai derrotar o Bolsonaro”, avaliou. 

Já sobre a pontuação do atual presidente, o pedetista aposta que pelo menos 7% das intenções de voto seriam motivadas pelo sentimento de “já venceu” do PT, que traz de volta o movimento do antipetismo. 


Questionado sobre possíveis alianças para concorrer à Presidência, Ciro afirmou que está em conversas com o União Brasil e com o PSD. 

“Dialogar é fundamental, mas a minha posição para dialogar era não ter um inimigo da República a mesa, isso está superado. Agora nós temos que entender qual é o sentido desse diálogo”, disse. 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

2 comentários

MAURICIO NOBORU FUJIYAMA 20 de abril de 2022 18h18
Parte central dos problemas do Brasil é exatamente a necessidade de fazer composições com os segmentos conservadores da política, visto que o campo progressista jamais conseguiu eleger número suficiente de representantes para garantir governabilidade a qualquer eleito. Essa visão egoísta, que não é exclusividade do Ciro o próprio PT a tem!, E nunca levou a nada, além da derrota. Precisamos de mais brasileiros Cam a grandeza demonstrada pelo Boulos, por exemplo! Só assim para iniciarmos uma caminhada real para sairmos desse atraso medieval!
Francisco Bráulio Lourenço de Vasconcelos 20 de abril de 2022 15h05
Não perco oportunidade de ver e ouvir Ciro Gomes. Sem nenhum exagero, mas o Cara é fantástico! capaz, combativo, honesto, um brasileiro com vontade de ver nosso País dar certo. Penso que com ele Brasil será do presente, e não do futuro, como dizia meu avô.

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.