CartaExpressa
Eletrobras anuncia plano de demissão voluntária e prevê mais de 1.500 desligamentos
A estatal justificou que a medida está associada à otimização de custos e despesas operacionais, seguindo o plano estratégico até 2027


A Eletrobras anunciou a abertura de um novo plano de demissão voluntária a partir da terça-feira 20. O plano tem previsão de desligamento de até 1.574 trabalhadores.
Em um comunicado divulgado ao mercado, a estatal apontou estimativas para o custeio global entre 450 milhões de reais e 750 milhões de reais, com um payback similar aos planos anteriormente praticados.
Ainda de acordo com a empresa, o lançamento do PDV “está associado a medidas de otimização de custos e despesas operacionais, ao Plano Estratégico 2023-27, além de viabilizar maior aderência a nova estrutura organizacional da companhia que está em fase final de modelagem e implantação”.
As inscrições para o PDV ficarão abertas de 20 de junho a 21 de julho de 2023, e os desligamentos ocorrerão a juízo e conveniência da companhia.
Segundo a Associação de Empregados da Eletrobras (Aeel), a empresa tem 7.944 empregados, na holding e nas suas subsidiárias, ou seja, o corte poderia ser de cerca de 20%. A entidade quer adiar as demissões para o ano que vem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula deve decidir sobre o comando do Turismo quando voltar da Europa, diz ministro
Por CartaCapital
Lula critica habitações de 15m² entregues em Campinas: ‘Absurdo do absurdo’
Por CartaCapital
‘Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e pela violência’, diz Lula sobre ataque em colégio no Paraná
Por Caio César
Taxa de juros deveria ter caído em março, diz Haddad em semana de reunião do Copom
Por André Lucena