CartaExpressa,Educação

Duas semanas após apagão, CNPq soluciona problema e plataforma Lattes é restabelecida

Duas semanas após apagão, CNPq soluciona problema e plataforma Lattes é restabelecida

A plataforma de informações científicas estava comprometida desde o último dia 23 de julho por um servidor queimado

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, informou que a plataforma Lattes voltou ao ar na noite deste sábado 7, duas semanas após o apagão causado por um servidor queimado. No comunicado, a pasta reforçou que nenhum dado foi perdido.

Segundo o comunicado, com o restabelecimento do sistema, já é possível atualizar currículos e cadastrar novos usuários. O serviço de extração de dados por pesquisadores e universidades também foi recuperado.

Pelas redes sociais, no entanto, alguns usuários relataram ainda ter problemas para recuperar senha.

Relembre o caso

A plataforma Lattes enfrenta problemas desde o dia 23 de julho quando um servidor interno foi comprometido. No dia 26, o sistema passou a ficar integralmente fora do ar. A informação inicial era de que não havia um backup e que os dados poderiam ter sido comprometidos. Horas depois, no entanto, o CNPq voltou atrás e afirmou ter os dados salvos em outro servidor.

Segundo o conselho, além dos dados não terem sido comprometidos, nenhuma bolsa deixou de ser paga. O calendário de entrega de documentos será prorrogado.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Post Tags
Compartilhar postagem