CartaExpressa,Política

Dino: União de governadores mostra que, se necessário, STF terá proteção policial

Dino: União de governadores mostra que, se necessário, STF terá proteção policial

Governador do Maranhão, Flávio Dino. Foto: Gilson Teixeira/GMA

Governador do Maranhão, Flávio Dino. Foto: Gilson Teixeira/GMA

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), reforçou nesta segunda-feira 16 a importância de 14 governadores assinarem uma carta em solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal, em meio a ataques e ameaças promovidas e incentivadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Dino destacou, em entrevista à CNN Brasil, que o Judiciário é um Poder desarmado e, por isso, precisa de serenidade e paz para exercer suas funções com independência. Também avaliou não ser possível afirmar que os governadores que não assinaram a carta apoiem Bolsonaro.

“Um ou outro talvez não tenha assinado por outros fatores. Acredito que absolutamente ninguém apoia essa ideia de emparedar, ameaçar, coagir, agredir o STF”, declarou Dino.

Segundo ele, a união de governadores deixa claro que “não serão um cabo e um soldado que fecharão o STF”.

“Os ministros terão proteção policial, se necessário, para garantir o funcionamento do STF com independência”, completou.

Leia a carta:

“Os governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Assinam esta carta:
FLÁVIO DINO governador do Maranhão
PAULO CÂMARA governador de Pernambuco
JOÃO DORIA governador de São Paulo
EDUARDO LEITE governador do Rio Grande do Sul
CAMILO SANTANA governador do Ceará
JOÃO AZEVÊDO governador da Paraíba
RENATO CASAGRANDE governador do Espírito Santo
WELLINGTON DIAS governador do Piauí
FÁTIMA BEZERRA governadora do Rio Grande do Norte
BELIVALDO CHAGAS governador de Sergipe
IBANEIS ROCHA governador do Distrito Federal
RUI COSTA governador da Bahia
RENAN FILHO governador de Alagoas
WALDEZ GÓES governador do Amapá”.

 

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem