CartaExpressa
Dias após renunciar ao comando da Americanas, Sergio Rial deixa o conselho do Santander
O executivo se desligou da varejista logo após a revelação de um rombo de 20 bilhões de reais em balanços


O Santander Brasil anunciou nesta sexta-feira 20 que o presidente do conselho de administração do banco, Sergio Rial, renunciou ao posto. Na semana passada, ele já havia deixado o comando da Americanas, após poucos dias no cargo, diante de uma crise que levou a varejista a entrar em recuperação judicial.
Segundo o comunicado, divulgado via fato relevante ao mercado, a vice-presidenta do Conselho de Administração do Santander, Deborah Stern Vieitas, assumirá as funções de Rial até a próxima assembleia geral ordinária, agendada para 28 de abril.
O texto é assinado por Angel Santodomingo Martell, CFO e diretor de Relações com Investidores.
Riad renunciou ao comando da Americanas em 11 de janeiro, logo após a revelação de um rombo de 20 bilhões de reais em balanços de 2022 e de anos anteriores. As “inconsistências contábeis” poderiam, segundo a companhia, alterar seu grau de endividamento e o capital de giro.
Na quinta 19, o juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro, aceitou o pedido de recuperação judicial apresentado pela varejista, que declarou dívidas de 43 bilhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.