CartaExpressa

Derretimento de Bolsonaro coloca Lula e Ciro Gomes no 2º turno, diz PDT

Pesquisa IPEC mostra petista com 49% das intenções de voto, Bolsonaro com 23% e o pedetista com 7%

Derretimento de Bolsonaro coloca Lula e Ciro Gomes no 2º turno, diz PDT
Derretimento de Bolsonaro coloca Lula e Ciro Gomes no 2º turno, diz PDT
Foto: José Cruz/Agência Brasil 'Temos uma liderança, Ciro Gomes, que já desponta nas pesquisas presidenciais como um dos adversários mais competitivos do atual presidente'. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A pesquisa do instituto IPEC, que aponta para a possibilidade do ex-presidente Lula vencer as eleições de 2022 ainda no primeiro turno, é vista no PDT de Ciro Gomes como um “bom momento do petista” e um “derretimento” completo de Jair Bolsonaro.

Para o presidente do partido, Carlos Lupi, o levantamento aponta para um segundo turno entre Lula e Ciro.

“A pesquisa é uma fotografia do momento atual, com o derretimento do desgoverno Bolsonaro e o bom momento que Lula vive, com o cancelamento de sua pena”, afirma Lupi em conversa com CartaCapital.

“A eleição é daqui a um ano e três meses e continuo acreditando na resistência que Ciro demonstra”, acrescenta. “[É possível que o] derretimento de Bolsonaro faça existir um segundo turno entre Ciro e Lula, o que é a melhor saída para nosso povo”, diz.

No levantamento, Lula tem 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica 23%. Na sequência, aparecem Ciro com 7%, João Doria (PSDB) com 5% e Luiz Henrique Mandetta com 3%.

“Ciro, por ser o único com um projeto para o Brasil, irá fazer uma aliança direta com nosso povo, que representará a nova via que a maioria deseja”, acrescenta.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo