CartaExpressa
Derretimento de Bolsonaro coloca Lula e Ciro Gomes no 2º turno, diz PDT
Pesquisa IPEC mostra petista com 49% das intenções de voto, Bolsonaro com 23% e o pedetista com 7%
A pesquisa do instituto IPEC, que aponta para a possibilidade do ex-presidente Lula vencer as eleições de 2022 ainda no primeiro turno, é vista no PDT de Ciro Gomes como um “bom momento do petista” e um “derretimento” completo de Jair Bolsonaro.
Para o presidente do partido, Carlos Lupi, o levantamento aponta para um segundo turno entre Lula e Ciro.
“A pesquisa é uma fotografia do momento atual, com o derretimento do desgoverno Bolsonaro e o bom momento que Lula vive, com o cancelamento de sua pena”, afirma Lupi em conversa com CartaCapital.
“A eleição é daqui a um ano e três meses e continuo acreditando na resistência que Ciro demonstra”, acrescenta. “[É possível que o] derretimento de Bolsonaro faça existir um segundo turno entre Ciro e Lula, o que é a melhor saída para nosso povo”, diz.
No levantamento, Lula tem 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica 23%. Na sequência, aparecem Ciro com 7%, João Doria (PSDB) com 5% e Luiz Henrique Mandetta com 3%.
“Ciro, por ser o único com um projeto para o Brasil, irá fazer uma aliança direta com nosso povo, que representará a nova via que a maioria deseja”, acrescenta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula venceria eleição contra Bolsonaro no primeiro turno, diz pesquisa
Por CartaCapital
Ipec: reprovação ao governo Bolsonaro dispara e chega a 49%
Por CartaCapital
Metade dos brasileiros acha Bolsonaro ruim ou péssimo, revela pesquisa
Por CartaCapital



