CartaExpressa

Deputados paraguaios rejeitam impeachment contra Mario Abdo Benítez

Manifestantes pedem a queda do presidente por má gestão da pandemia

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Foto: Presidencia Paraguay
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputados do Paraguai rechaçou o pedido de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benítez, durante sessão nesta quarta-feira 17. A proposta foi vencida pelo placar de 42 votos contrários e 36 favoráveis. O plenário registrou duas ausências.

O processo também envolve o vice-presidente Hugo Velázquez. As acusações se baseiam no desempenho dos governantes em meio à crise da Covid-19. Os defensores do impeachment acusam o presidente de negligência e responsabilidade pelo atraso da vacinação e pela falta de medicamentos e insumos.

Houve protestos no entorno do Congresso paraguaio. Manifestantes pedem, há treze dias, a destituição de Benítez pela má gestão da pandemia. Os atos se concentram na capital Assunção.

Conforme mostrou CartaCapital, uma das principais queixas é o gerenciamento financeiro do orçamento da Saúde. Paraguaios ouvidos pela reportagem apontaram como estopim da crise a compra de péssimos materiais hospitalares.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar