CartaExpressa
Deputados aprovam convite a Haddad e Marinho para tratar do fim da 6×1 na Câmara
A reunião com a presença dos ministros foi solicitada por Paulo Azi, relator do projeto que pretende mudar a jornada de trabalho no Brasil
Os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovaram, nesta quarta-feira 4, convites aos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho) para uma reunião que tratará do fim da escala 6×1 no Brasil.
A participação dos ministros não é obrigatória, mas o tema tem sido tratado como prioridade pelo governo federal.
O encontro, ainda sem data definida, foi solicitado por Paulo Azi (União-BA), relator da proposta que pretende modificar a jornada de trabalho no Brasil. O parlamentar alegou ser “essencial” ouvir os ministros “para diagnósticos sobre as taxas de formalidade, políticas de proteção ao trabalhador, viabilidade da redução da jornada e as consequências sobre o mercado de trabalho”.
Os ministros ainda não confirmaram se pretendem comparecer ao encontro.
Além deles, representantes das centrais sindicais deverão ser convidados, assim como membros de associações que representam empresários de diferentes setores da economia do País. “Esses representantes são essenciais para expor os impactos sociais, econômicos e de saúde das atuais jornadas de trabalho”, sustentou Azi no pedido aprovado.
O fim da jornada 6×1 tramita na Câmara sob o formato de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O formato foi escolhido por Hugo Motta (Republicanos-PB) para dar mais protagonismo aos deputados em um tema com apelo popular no ano eleitoral. No atual estágio, o texto encontra-se na CCJ. A expectativa é de que vá ao Plenário ainda em 2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo pode enviar novo projeto com urgência para acelerar o fim da escala 6×1, diz Marinho
Por Vinícius Nunes
Bolsonarismo articula para barrar avanço do fim da escala 6×1 na Câmara
Por Vinícius Nunes
Quem é Paulo Azi, o deputado eleito relator do fim da escala 6×1
Por Vinícius Nunes



