CartaExpressa

Deputado quer convocar Braga Netto para explicar uso de verba da Covid para bancar filé mignon

Uma auditoria do TCU indica que a Defesa usou 535 mil reais para comprar itens considerados de luxo

Braga Netto e Jair Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Braisl
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) protocolará um requerimento para convocar o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, a fim de explicar o uso de recursos do combate à Covid-19 para comprar filé mignon e picanha.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo indica que a pasta usou 535 mil reais para bancar itens considerados de luxo. A análise da Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas mostra ainda que, dos órgãos superiores dos três Poderes, a Defesa foi o que mais gastou verbas para compra de itens não essenciais, como bacalhau, salmão, camarão e bebidas alcoólicas.

Ao contrário do que ocorreu com os ministérios da Educação e da Saúde, a Defesa aumentou os gastos com alimentação, mesmo com o regime de trabalho diferenciado por causa da pandemia.

O levantamento do TCU diz que “não parece razoável alocar os escassos recursos públicos na compra de itens não essenciais, especialmente durante a crise sanitária, econômica e social pela qual o país está passando, decorrente da pandemia”.

A assessoria de imprensa da Defesa alegou, em nota, que as atividades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram mantidas durante a crise sanitária. Isso inclui, de acordo com o órgão, a alimentação fornecida às tropas.

Em março, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou a convocação de Braga Netto após a divulgação de notícias sobre a compra de 80 mil litros de cerveja e 714 toneladas de picanha em 2020 pelas Forças Armadas.

No mês seguinte, porém, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acolheu um pedido dos deputados Ricardo Barros (PP-PR) e Aluisio Mendes (Podemos-MA) e anulou a convocação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.