CartaExpressa

Deputado do PL propõe celebrar o ‘Dia Nacional do Patriota’ no aniversário de Bolsonaro

Projeto de Adilson Barroso (PL-SP) sugere a comemoração em 21 de março

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Silvio Avila/AFP
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) propôs a criação do Dia Nacional do Patriota, a ser comemorado em 21 de março, data do aniversário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No projeto de lei, protocolado nesta terça-feira 29, o parlamentar cita um suposto ‘desgaste’ do patriotismo no País e menciona a necessidade de respeitar os símbolos nacionais.

“O hino, a bandeira nacional, os heróis de sua história, compõem também o rol de símbolos que representam a nação e que devem ser honrados, defendidos e valorizados”, diz o texto do PL. “O patriotismo é o amor genuíno que um indivíduo nutre pela história de seu território ou de sua nação, uma identificação sincera com sua identidade cultural historicamente construída.”

Na segunda-feira 28, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a lei de Porto Alegre que instituiu o 8 de Janeiro como “Dia Municipal do Patriota”. A decisão acolheu um pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República.

Segundo Fux, “sob a máscara do amor à pátria, [a lei] exalta a atuação daqueles que notoriamente se colocaram em oposição aos valores constitucionais ao invadir e depredar as sedes dos três Poderes da República”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar