CartaExpressa

Deputada vai pedir cassação de bolsonarista após fala sobre capacidade cognitiva de povos africanos

Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou que os povos africanos não têm capacidade cognitiva para terem democracia

Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou que vai pedir a cassação do mandato do parlamentar Gustavo Gayer (PL-GO), depois de o deputado afirmar que os povos africanos não têm capacidade cognitiva para terem democracia.

A declaração foi dada na semana passada, durante participação de Gayer em um podcast chama Três Irmãos, apresentado por Rodrigo Barbosa Arantes. O apresentador e o parlamentar fizeram associações entre a inteligência dos africanos a de macacos.

“Sabia que tem macaco com QI de 90? Na África, é 72”, diz o apresentador, ao que o deputado responde:

“A democracia não prospera na África, porque para você ter uma democracia, tem que ter um mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado”, disse. “O Brasil está desse jeito, o Lula chegou na presidência e o povo burro, ‘picanha, cerveja”, satirizou.

Duda afirmou que vai encaminhar ainda nesta quarta-feira 28 um requerimento para o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. “A câmara não pode ser espaço para racista! Deveria ser preso além de perder o mandato”, escreveu em suas redes sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar