CartaExpressa

Deputada bolsonarista destinou R$ 250 mil em emendas para associação presidida por seu advogado

A justificativa da destinação seria o fomento de uma etapa de provas de hipismo, realizada em 2021

Deputada estadual de Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo (PSL) - Reprodução Facebook
Apoie Siga-nos no

A deputada estadual de Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo (PSL) destinou 250 mil reais em caráter de emenda parlamentar à Federação Catarinense de Hipismo, presidida pelo advogado Gastão da Rosa Filho, que a defende em processos judiciais. 

A informação é do portal Metrópoles e foi confirmada pela parlamentar. 

Segundo o site, a destinação do valor tem como justificativa “o fomento do hipismo no estado de Santa Catarina, através de ações sócio esportivas e educativas aos jovens catarinenses, buscando a integração dos jovens através do esporte”.

Nas redes sociais, Campagnolo admitiu a destinação da verba, e agradeceu o recebimento de um troféu da Federação.

Noutra ocasião, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, a parlamentar disse que “não entrega emendas na mão de inimigo”.

“Só pago emenda para amigo apoiador, pessoa que compartilha dos meus ideais. Isso aí é praxe”.

No entanto, as emendas parlamentares são ferramentas para destinação de valores para a população, e não para agraciar aliados, o que pode caracterizar um desvio de finalidade.

https://twitter.com/ivanalimaxx/status/1499346155586654208

Em outra postagem publicação de março de 2021, a parlamentar e o advogado aparecem comemorando uma vitória processual em uma ação em que Campagnolo era alvo.

“Para comemorar, o Dr. Gastão nos convidou para confraternizarmos. Tamanha é a sua generosidade que, além de me representar em todos os processos sem nada cobrar, ainda ofereceu um passeio maravilhoso. Ele entrou em contato comigo para oferecer apoio em 2018 e, de lambuja, ainda ganhei um amigo. Sempre elegante, acessível, divertido, pai de uma família linda e católica. Que Deus o recompense, pois eu não teria como”, dizia a legenda.

Em uma nota enviada ao portal UOL, o advogado Gastão Filho afirmou que a destinação da emenda tramitou com “total transparência” e que o evento atendeu o interesse público. 

“Não configurou uma suposta, e indevida, troca de favores entre ele e a deputada, que é cliente do seu escritório de advocacia”, diz a nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar