CartaExpressa

Depredação provocada por bolsonaristas é vandalismo de uma minoria raivosa, diz presidente do Congresso

Segundo Rodrigo Pacheco, ‘as forças públicas de segurança devem agir para reprimir a violência injustificada’

Depredação provocada por bolsonaristas é vandalismo de uma minoria raivosa, diz presidente do Congresso
Depredação provocada por bolsonaristas é vandalismo de uma minoria raivosa, diz presidente do Congresso
Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), repudiou na noite desta segunda-feira 12 a depredação promovida por bolsonaristas em Brasília. Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) danificaram carros estacionados no entorno da sede da Polícia Federal e incendiaram diversos ônibus nesta noite. Eles também tentaram invadir o prédio da PF e atiraram paus e pedras na direção de agentes.

“Absurdos os atos de vandalismo registrados nesta noite, em Brasília, feitos por uma minoria raivosa. A depredação de bens públicos e privados, assim como o bloqueio de vias, só servem para acirrar o cenário de intolerância que impregnou parte da campanha eleitoral que se encerrou”, afirmou, em nota, o parlamentar.

Segundo Pacheco, “as forças públicas de segurança devem agir para reprimir a violência injustificada com intuito de restabelecer a ordem e a tranquilidade de que todos nós precisamos para levar o País adiante”.

O grupo supostamente protestava contra a prisão de um indígena que participava de manifestações golpistas na capital federal. Segundo o Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão temporária de José Acácio Serere Xavante, pelo prazo inicial de dez dias, por condutas ilícitas em atos antidemocráticos. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo