CartaExpressa
‘Deixa o Tarcísio fazer o L à vontade’, diz Márcio França após acordo sobre o túnel Santos-Guarujá
Os governos federal e estadual acertaram os termos para a obra no litoral paulista


O ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), provocou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após o acordo firmado entre o estado e o governo federal para a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá, na Baixada Santista.
“Para a construção do aeroporto do Guarujá, há 100 anos eu ouço essa história, e agora está lá o recurso do Guarujá. A perimetral do Guarujá, outros 50 anos de história mal falada. O túnel Santos x Guarujá. Ah, o Tarcísio quer entrar no túnel, ótimo. Deixa o Tarcísio fazer o L à vontade, não tem problema nenhum. Entra mais um”, disse França na segunda-feira 30, em um evento do sindicato de comércio varejista local. “Vamos fazer todo mundo o túnel. Quanto mais gente fizer o túnel, melhor, mais rápido.”
Nesta sexta-feira 2, o acordo foi o tema de uma cerimônia em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. O pacto prevê a divisão dos custos entre os governos federal e estadual para a construção do túnel.
Durante o evento desta sexta, Tarcísio foi novamente alvo de brincadeiras. O presidente Lula (PT) relembrou o fato de o governador já ter trabalhado em gestões do PT – em 2014, por exemplo, foi diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Lula foi interrompido pelo grito de um homem na plateia que fez um pedido inusitado ao governador: “Volta pro PT, Tarcísio”.
“Depois eu estranhei ver ele trabalhar com Bolsonaro, mas paciência, é uma opção dele”, disse Lula. “O que eu vou lamentar? Eu tenho que parabenizá-lo e preparar para derrotar você nas próximas eleições.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os próximos cortes da prometida reforma administrativa de Tarcísio em São Paulo
Por CartaCapital
Evento em São Paulo, com Lula, marca o retorno de Marta Suplicy ao PT
Por André Lucena
Na abertura do STF, Lula condena fascismo e lembra ameaça de ‘um cabo e um soldado’
Por CartaCapital