CartaExpressa
Defesa de Bolsonaro diz ao TSE que reunião com embaixadores foi um ‘debate de ideias’
A oposição acionou a Justiça após o ex-capitão se encontrar com representantes de outros países para repetir fake news sobre as urnas


A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira 28 ao Tribunal Superior Eleitoral que o discurso do ex-capitão a embaixadores – no qual ele repetiu fake news sobre as urnas eletrônicas – foi parte de um “debate de ideias”, não um ato de caráter eleitoral.
A manifestação de Bolsonaro ocorre no âmbito de ações apresentadas por partidos de oposição, como PT, PCdoB, Rede e PDT. No domingo 24, o PL já havia enviado suas considerações à Corte, alegando que não houve propaganda eleitoral antecipada.
Nesta quinta, a defesa de Bolsonaro argumentou que “não há nos autos qualquer indício – e sequer alegação nesse sentido – de que o discurso tenha buscado angariar votos, prejudicar eventuais pré-candidatos concorrentes ou tentado influir, de qualquer forma, na escolha dos cidadãos no pleito de 2022”.
“O Presidente da República reafirma a confiança no sufrágio popular, mas resguarda o direito de apresentar seus legítimos questionamentos, sempre imbuído do espírito de contribuição com o processo de avaliação do sistema eleitoral brasileiro, especialmente considerando o que Sua Excelência entende relevante do teor do Inquérito Policial 1361/2018-4 da Polícia Federal e da auditoria que ainda está em curso no Tribunal de Contas da União.”
A nova onda de ataques infundados de Bolsonaro às urnas gerou reações. Em menos de 72 horas, uma carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral organizada na Faculdade de Direito da USP ultrapassou, nesta quinta 28, as 300 mil assinaturas. Entre os signatários há banqueiros, empresários, artistas, advogados e membros do Ministério Público.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entenda: nova perícia vai avaliar se autor de facada em Bolsonaro pode retornar ao convívio social
Por Agência O Globo
Podcast que satiriza Bolsonaro lança o primeiro episódio: ‘O homem que não trabalha’
Por CartaCapital
Alvaro Dias adia decisão sobre Senado; Moro pode ficar no palanque de Bolsonaro
Por Estadão Conteúdo