CartaExpressa

Defesa de Bolsonaro diz ao TSE que reunião com embaixadores foi um ‘debate de ideias’

A oposição acionou a Justiça após o ex-capitão se encontrar com representantes de outros países para repetir fake news sobre as urnas

Defesa de Bolsonaro diz ao TSE que reunião com embaixadores foi um ‘debate de ideias’
Defesa de Bolsonaro diz ao TSE que reunião com embaixadores foi um ‘debate de ideias’
Foto: CLAUBER CAETANO / Brazilian Presidency / AFP
Apoie Siga-nos no

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira 28 ao Tribunal Superior Eleitoral que o discurso do ex-capitão a embaixadores – no qual ele repetiu fake news sobre as urnas eletrônicas – foi parte de um “debate de ideias”, não um ato de caráter eleitoral.

A manifestação de Bolsonaro ocorre no âmbito de ações apresentadas por partidos de oposição, como PT, PCdoB, Rede e PDT. No domingo 24, o PL já havia enviado suas considerações à Corte, alegando que não houve propaganda eleitoral antecipada.

Nesta quinta, a defesa de Bolsonaro argumentou que “não há nos autos qualquer indício – e sequer alegação nesse sentido – de que o discurso tenha buscado angariar votos, prejudicar eventuais pré-candidatos concorrentes ou tentado influir, de qualquer forma, na escolha dos cidadãos no pleito de 2022”.

“O Presidente da República reafirma a confiança no sufrágio popular, mas resguarda o direito de apresentar seus legítimos questionamentos, sempre imbuído do espírito de contribuição com o processo de avaliação do sistema eleitoral brasileiro, especialmente considerando o que Sua Excelência entende relevante do teor do Inquérito Policial 1361/2018-4 da Polícia Federal e da auditoria que ainda está em curso no Tribunal de Contas da União.”

A nova onda de ataques infundados de Bolsonaro às urnas gerou reações. Em menos de 72 horas, uma carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral organizada na Faculdade de Direito da USP ultrapassou, nesta quinta 28, as 300 mil assinaturas. Entre os signatários há banqueiros, empresários, artistas, advogados e membros do Ministério Público.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo