CartaExpressa
Decisão do STF é histórica e confirma o que a defesa afirma há cinco anos, dizem advogados de Lula
Ao anular as condenações do ex-presidente, a Corte ‘restabelece a segurança jurídica’, celebra a defesa


A defesa do ex-presidente Lula classificou como “histórica” a decisão do Supremo Tribunal Federal que confirmou a anulação das condenações do petista na Lava Jato e a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos processos.
Os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins afirmam que a Corte tornou “definitiva a incompetência da 13ª Vara para julgar os casos do ex-presidente Lula, com a consequente anulação dos atos decisórios — incluindo as injustas condenações impostas a Lula – e restabeleceu os seus direitos políticos”.
“A incompetência da Justiça Federal de Curitiba é afirmada por nós, advogados do ex-presidente Lula, desde a primeira manifestação escrita protocolada em Curitiba, em 2016, e foi sustentada em todas as instâncias do Poder Judiciário até chegar ao Supremo Tribunal Federal”, acrescenta a defesa.
Zanin e Valeska ainda afirmam que “trata-se de mais uma decisão da Suprema Corte que restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do Sistema de Justiça do nosso País”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.