CartaExpressa
Cresce a projeção do mercado financeiro para o crescimento do PIB em 2024
O Relatório Focus projeta um crescimento de 1,59% este ano, contra 2,92% em 2023; expectativa sobre a inflação subiu ligeiramente


A edição desta semana do Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira 8 pelo Banco Central, mostra que o mercado financeiro elevou a sua expectativa para o crescimento da economia brasileira em 2024.
De acordo com o novo relatório, o PIB brasileiro deverá crescer 1,59% neste ano. O percentual divulgado hoje é 0,7% superior ao do relatório anterior, que mostrava uma expectativa de crescimento de 1,52% para 2024.
Já para 2023, a expectativa para a evolução do PIB se manteve em 2,92%. O número é semelhante, embora levemente abaixo, do projetado pelo Ministério da Fazenda, que indicou, através do Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica, no final do ano passado, que a economia do país deve crescer 3%.
O relatório de hoje também mostrou como está a temperatura do mercado sobre a inflação no país. Para 2023, a expectativa subiu ligeiramente, de 4,46% para 4,47%.
Já para 2024, o número se manteve: 3,90%. As projeções para 2025 e 2026 foram as mesmas das divulgadas nos relatórios anteriores, com 3,50% para cada ano.
O relatório divulgado hoje também indicou uma piora na projeção para o resultado primário em 2023. Antes, a expectativa era para um déficit de 1,50% do PIB. Agora, o percentual projetado é de 2% do PIB.
Basicamente, o resultado primário é a diferença entre receitas e despesas do governo. Nessa conta, não entram as receitas e despesas com juros.
O índice serve para que se possa saber como se o país terá superávit ou déficit primário. A busca pelo equilíbrio nas contas públicas é um dos objetivos da equipe econômica comandada pelo ministro da Economia, Fernando Haddad.
A expectativa do mercado financeiro, que é atualizada semanalmente, será confirmada ou não em duas datas futuras que irão revelar como a economia brasileira se comportou em 2023. Na próxima quinta-feira 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar a inflação oficial de 2023. Já o PIB do quarto trimestre de 2023, com o consolidado do ano, será divulgado no início de março.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As projeções de André Roncaglia para a economia brasileira em 2024
Por Leonardo Miazzo
Governo Milei envia ao Congresso megadecreto que desregula a economia
Por CartaCapital
PIB vai crescer ‘um pouco mais’ com menos feriados prolongados em 2024, diz Lula
Por CartaCapital