CartaExpressa
CPMI do 8 de Janeiro adia depoimento do hacker Walter Delgatti
Delgatti, que está preso desde a última semana, irá depor no próximo dia 17; comissão marca data do depoimento do fotógrafo Adriano Machado
A CPMI do 8 de Janeiro decidiu adiar o depoimento do hacker Walter Delgatti Neto à comissão para o dia 17 de agosto. Ele seria ouvido na próxima quinta-feira 10.
Delgatti foi preso na semana passada, após a Polícia Federal (PF) deflagrar uma operação que envolveu, também, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O hacker, que foi responsável pelo acesso às mensagens que deram origem à Vaza Jato, foi convocado para comparecer à CPMI do 8 de Janeiro por um requerimento do deputado Rogério Correia (PT-MG).
Além do adiamento do depoimento de Delgatti, a comissão decidiu marcar a oitiva do fotógrafo Adriano Machado para o dia 15 de agosto. Machado é fotógrafo da agência internacional de notícias Reuters.
No dia da invasão às sedes dos Três Poderes, ele trabalhava no prédio do Congresso Nacional e registrou a ação dos golpistas. Integrantes da oposição apresentaram, na CPMI do 8 de Janeiro, requerimentos de convocação sob a alegação de que Machado seria uma pessoa infiltrada. A convocação dele foi aprovada na semana passada.
Por fim, nesta quinta-feira, parlamentares devem ouvir a policial militar do DF, Marcela Pinno.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Investigação da CPMI do 8 de Janeiro pode contribuir com um Brasil plural e democrático
Por Jandira Feghali
O ponto fraco do depoimento de Anderson Torres, segundo membros da CPMI
Por Victor Ohana
E-mails em posse de CPMI indicam ‘agendas privadas’ de Bolsonaro com Lindôra e Aras
Por CartaCapital
Anderson Torres depõe à CPMI do 8 de Janeiro com tornozeleira eletrônica; veja imagens
Por CartaCapital


